PROCEDIMENTO FOTOGRÁFICO

1. Seleção da imagem e preparação do fotolito

- Ao selecionar a imagem a ser utilizada no procedimento fotográfico, certifique-se de que a mesma esteja impressa exclusivamente na cor preta (sem tons de cinza), independente do tipo (traço, mancha, fotografia etc). Para a preparação de imagens fotográficas, recomenda-se a utilização do filtro halftone do photoshop ou o mapa de bits.

- Para que não haja nenhum tipo de problemas na revelação, é indicado que seja elaborado, em gráficas especializadas, um fotolito da imagem. Entretanto, também é possível optar por fazer desenhos com tinta nanquim diretamente em acetatos/transparências ou imprimir a imagem em uma transparência ou em um papel sulfite e passar no mesmo uma esponja carregada de óleo, para deixá-lo transparente.

ATENÇÃO: caso opte por fazer o desenho em um acetato, certifique-se de limar as pontas para que não danifiquem a tela durante o processo de revelação, com o acionamento da bomba.

2. Aplicação da emulsão

- Selecione uma calha que se adeque ao tamanho da tela e preencha com emulsão.


- Aplique a emulsão de maneira semelhante à aplicação da goma, no procedimento manual.




-Vire a tela de ponta cabeça e aplique novamente a emulsão pelo mesmo lado, mas em sentido oposto.


- Guarde a tela na estufa ligada e espere 15 minutos para que a emulsão seque.

OBSERVAÇÃO: Se deixar a emulsão repousando na calha, cubra-a com uma folha de jornal (lembre-se de que a elumsão é fotosensível).

3. Procedimento de sensibilização

- Coloque a superfície emulsionada da tela em contato com o vidro. Centralize o desenho entre o vidro e a tela.

Observação: Não é necessário inverter o desenho.



-Passe o cordão pela tela, isso facilitará a retirada da tela ao desacionar o vácuo.


- Feche a tampa da máquina e trave as laterais.




- Acione o vácuo, ligando a chave da bomba (indicada na fotografia)



- Depois de comprovar a ação do vácuo, defina o tempo de exposição no temporizador (o tempo médio é de 1 minuto, mas pode variar dependendo do tipo de fotolito utilizado).




-Acione o botão “Lâmpada” e aguarde. A luz será ligada e desligará automaticamente, passado o tempo regulado no temporizador.



-Após a exposição, verifique visualmente se a lâmpada foi desligada e em seguida desative o vácuo, desligando a chave “bomba”.

- Abra as travas laterais e retire a tela.

OBSERVAÇÃO: Limpe o vidro da máquina com algodão e álcool.

  1. Revelação
-Leve a tela ao tanque e passe suavemente a água pelas duas superfícies. Dependendo do tempo de exposição, do tipo de imagem e do fotolito utilizado, caberá fazer mais ou menos pressão com o jato de água. Por exemplo, caso tenha utilizado o papel sulfite com óleo, o tempo de exposição deve ser de no máximo 1 minuto e não é recomendado fazer muita pressão com o jato de água durante a revelação, pois o papel, com pouca transparência, não permite a cristalização compelta da emulsão.



- Confira se toda a área do desenho foi revelada, olhando a tela contra a luz. Caso ainda faltem fragmentos, incida novamente com água e auxílio de uma esponja.



- Deixe a tela secar. Caso opte por guardá-la na estufa, certifique-se de colocá-la na última gaveta (para que não pingue nas demais telas) e de que não existam outras telas emulsionadas na mesma, pois a umidade pode atrapalhar a secagem da emulsão não revelada.

  1. Remoção da emulsão
- Coloque a tela na bacia branca ao lado do tanque.

- Verta em um pote um pouco do líquido contido no recipiente intitulado “removedor de emulsão” e passe, com um pincel, pelos dois lados da tela.

- Remova o excesso da emulsão com uma esponja. Recomenda-se o uso de luvas.

- Para finalizar, limpe com água e deixe a tela secar.